Foi o menino da aldeia, conhecido de todos por ser afilhado do senhor da Casa Grande, o maior proprietário da terra. Estudou Direito, trabalhou numa farmacêutica, jogou futebol e andebol, mas, se há …
Maria Emília Pereira, a professora
É conhecida por Mila ou por professora. É, de facto, professora do Ensino Básico e, quando começou a dar aulas em Coimbra, acabou colocada em Anaguéis. Tem 66 anos, está reformada. Hoje em dia, numa …
Benvinda Isidoro, a mestra
Com 90 anos acabados de fazer, Benvinda Isidoro diz que não se permite parar. Todos os dias, sempre que pode, volta a pôr-se de gatas para entrar no seu tear e tecer, tecer, tecer. Perdeu a conta às …
Licínio Maurício, o gaiteiro
Professor de Matemática, nasceu em Almalaguês e habituou-se às festas da terra, em que o "gaiteiro" - um trio de músicos composto por gaita de foles, caixa e bombo - percorria as ruas da aldeia para …
Cristina Fachada, a tecedeira
Tem 56 anos de vida, e mais de 43 passados atrás de um tear. Os trabalhos de Almalaguês são quem lhe leva a criatividade e o desafio, e de onde tira alento, e rendimento. Atualmente é a única …
Luís Tiago, o pastor
Trocou a vida da comunicação visual e a correria da cidade para ser pastor na serra do Soajo. Está à frente de um rebanho com 120 ovelhas, rebanho esse que é um investimento familiar e coletivo, uma …
Sandra Barreira, a colecionadora de tradições
Advogada de profissão, é por ser profissional independente que admite ter mais tempo para fazer uma das coisas de que mais gosta: garantir coesão e continuidade a um grupo que nasceu de forma …
Ler o artigo SobreSandra Barreira, a colecionadora de tradições
Rúben Pereira, o criador de garranos
Herdou do avô o gosto pelos cavalos, recebeu o primeiro quando tinha apenas 5 anos de idade. É técnico de Turismo, é quem está, todos os dias, a receber os visitantes do Centro Interpretativo do Soajo …
António Neto, o Giacometti do Soajo
Pensou em sair do Soajo a salto, mas o pai emigrado mandou-o chamar. Foi aos 16 anos que começou a vida de emigrante, passou por Paris e pelos Estados Unidos, e cada ano que passava tinha mais a …
Manuel Lage, o soajeiro que dá às raízes movimento
Tem 30 anos e é um homem da montanha em todas as suas facetas. Trocou as boas notas e a escola pela pulsão de descobrir e viajar. E as viagens só o levaram a gostar ainda mais da serra onde nasceu. …
Ler o artigo SobreManuel Lage, o soajeiro que dá às raízes movimento