Guia com tudo o que precisa saber para visitar Ferraria de São João, incluindo o que fazer na aldeia – atividades, passeios e workshops tradicionais -, onde ficar hospedado, mapas e contactos úteis.
O que fazer em Ferraria de São João
Visitar a aldeia e conhecer a história do sobreiral
Ferraria de São João não tem um café ou outro ponto de encontro para os habitantes da aldeia socializarem. O mais parecido com uma sala de estar comunitária é, pois, o centenário sobreiral que conta com 200 sobreiros. Está implantado na parte inferior de uma encosta, sobre os detritos resultantes da degradação da crista quartzítica localmente conhecida como serra de São João; e oferece a sombra necessária para um piquenique em família.
Mas a importância do sobreiral é bem maior do que um primeiro olhar poderia fazer supor. Foi ele que salvou a aldeia de Ferraria de São João de ser engolida pelos fogos que devastaram o Centro de Portugal no verão de 2017; tendo, por isso, um lugar especial no coração dos seus habitantes.
Passeios de BTT
Pedro Pedrosa foi o responsável por criar um Centro de BTT em Ferraria de São João, corria o ano de 2009. Trata-se de uma estrutura de apoio aos praticantes da modalidade, que dispõe de uma estação de serviço para bicicletas com lavagem, ar e uma mini-oficina self-service; além de casas de banho e duches quentes.
A partir deste Centro de BTT, localizado à entrada da aldeia, o visitante tem à disposição cinco percursos circulares – incluindo um de longa distância -, com distintos níveis de dificuldade. A saber:
- Percurso 1: Ferraria de São João Loop (verde, 4 km, Muito Fácil)
- Percurso 2: Ferraria de São João – Cercal (azul, 21 km, Fácil)
- Percurso 3: Ferraria de São João – Favacal (vermelho, 30 km, Difícil)
- Percurso 4: Ferraria de São João – Campelo (preto, 49 km, Muito Difícil)
- Percurso 5: Ferraria de São João – Gondramaz – Casal de São Simão (preto, 75 km, Muito Difícil)
Se é um cidadão ativo, esta é daquelas atividades a fazer durante a sua estadia em Ferraria.
Caminho do Xisto de Ferraria de São João (PR1 PNL)
O trilho Caminho do Xisto de Ferraria de São João tem apenas 5 km de extensão e desenvolve-se nos arrabaldes da aldeia. Tem início junto ao Centro de BTT, atravessa a aldeia e segue junto às hortas e junto à Ribeira das Ferrarias, a caminho de um ambiente mais florestal.; antes de subir à cumeada da serra do Espinhal, de onde se tem uma vista soberba sobre o casario da aldeia e toda a região envolvente. Por fim, o trilho desce até ao histórico sobreiral, antes de cruzar novamente o centro da aldeia até ao ponto inicial.
Sugere-se fazer o trilho no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. E, para os menos ativos, é possível encurtar o percurso pedestre para apenas 2,5 km de extensão. Há marcações ao longo do caminho.
Fazer workshops de queijo e de pão
Além dos passeios pela aldeia e seus arredores, a pé ou de bicicleta, nada melhor do que absorver o conhecimento local na confeção de produtos artesanais, seguindo métodos transmitidos ao longo de gerações.
É o caso de dois workshops gastronómicos muito interessantes – um para fazer queijo de cabra e outro para fazer pão em forno a lenha -, dinamizados pela Associação de Moradores como forma de valorizar o saber fazer local e proporcionar um rendimento extra às gentes da aldeia.
Visitar as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã
Ferraria de São João faz parte do grupo de Aldeias do Xisto da Serra da Lousã, um belíssimo conjunto de 12 aldeias tradicionais que inclui Casal de São Simão, a sul, e aldeias como Candal, Cerdeira, Casal Novo, Talasnal e Gondramaz. Visitá-las é das atividades mais prazeirosas para fazer na região, assim tenha o visitante tempo e vontade de sair de Ferarria.
Percorrer o Passadiço das Fragas de São Simão
O trilho do Passadiço das Fragas de São Simão é um passeio muito interessante, especialmente em dias de calor, altura em que dá para aproveitar uns mergulhos na praia fluvial das Fragas de São Simão.
A partir da aldeia Casal de São Simão, a sensivelmente 9 km de Ferraria de São João, o percurso divide-se em duas partes totalmente distintas. A primeira atravessa um ambiente de bosque e sobreiral bastante agradável com “manchas da flora original da região”, sempre a descer até à quota da ribeira de Alge, onde se localiza a praia fluvial.
A segunda contempla os passadiços de madeira propriamente ditos; uma escadaria íngreme e muito cénica que liga a praia fluvial ao miradouro. É o troço mais emblemático – e bonito! – do percurso, com vistas impressionantes sobre as Fragas de São Simão.
Visitar o Castelo de Penela
Parte integrante da linha defensiva do Mondego na época da Reconquista cristã, o Castelo de Penela é uma fortaleza medieval cuja cerca de muralhas envolvia as casas e ruas da vila. No seu interior, destaque para a Igreja de São Miguel, matriz de Penela; para a Porta da Vila e para a chamada Porta da Traição; e ainda para a torre de menagem.
Estando em Ferraria de São João, vale a pena visitar Penela e o seu castelo; até porque é fácil de combinar com uma ida à praia fluvial da Louçainha.
Praia Fluvial da Louçainha
Localizada no concelho de Penela, a praia fluvial da Louçainha é uma “adaptação das represas naturais da ribeira da Azenha”, localizada sensivelmente a meia hora de viagem (de carro) de Ferraria de São João.
É muito frequentada no verão pelos habitantes da região de Penela, até porque a qualidade das águas e os equipamentos fluviais são tidos como “excelentes” – é uma praia com Bandeira Azul atribuída regularmente.
Assim, se não sabe o que fazer em Ferraria de São João para entreter as crianças, esta é uma sugestão imperdível para uma tarde de calor diferente e animada.
Outras coisas a fazer na região
Para quem viaja com crianças, deixo ainda duas ou três outras sugestões a poucos quilómetros de Ferraria de São João:
- Arborismo no parque Expertree, no Espinhal;
- Passeios para observação de veados selvagens em jipes todo-o-terreno, com a Veado Verde;
- Passeios pedestres interpretativos sobre geologia, com a Geonatur.
Gastronomia e onde comer
Não há restaurantes em Ferraria de São João; pelo que, caso não queira – ou não possa – cozinhar no seu alojamento, terá de sair da aldeia para fazer as refeições.
Nesse contexto, destaque para o afamado restaurante Varanda do Casal, localizado na já referida aldeia de Casal de São Simão. No dia em que visitei a aldeia, no entanto, o restaurante estava fechado, pelo que não experimentei.
Em compensação, descobri uma casa de pasto caseira e muito barata, propriedade de Dona Vitalina na povoação de Avelar, cuja visita recomendo sem reservas a quem goste deste tipo de ambientes. A tasca não tem nome, mas fica na Rua da Vila, 65 (ver localização exata), a cerca de 8 km de Ferraria. Além disso, saiba que só serve almoços e que é preciso ir cedo (antes das 13:00, de preferência).
Um pouco mais afastados da aldeia (a 15 km), há ainda alguns restaurantes muito elogiados na vila de Penela, incluindo o D. Sesnando, que tem uma ótima esplanada, com cozinha muito boa e uma vasta garrafeira vasta; ou ainda o mais alternativo Viridi.
Referência ainda para o restaurante Xisto, localizado na praia fluvial da Louçainha, do chef João d’Eça Lima, quem promove uma cozinha cuidada com ênfase nos produtos locais.
Quanto às especialidades gastronómicas da região, destaque para a chanfana. Trata-se de um prato regional à base de carne de cabra velha, tradicionalmente mergulhada em vinho tinto e assada dentro de caçarolas de barro preto em fornos a lenha.
Produtos regionais de fabrico artesanal
Apesar de não haver lojas ou mercados onde comprar produtos de fabrico artesanal em Ferraria de São João, nada impede de falar diretamente com os produtores locais e comprar sem intermediários.
Entre os produtos mais apetecíveis, destaque para o queijo de cabra feito por algumas das mulheres da aldeia – nomeadamente Isilda Mendes e a sua sobrinha Fátima – que vendem diretamente ao público interessado. Pode também ser possível comprar mel artesanal ao apicultor José Campos e, eventualmente, outros produtos produzidos pelos demais habitantes. Peça ajuda à Associação de Moradores para contactar os produtores.
Onde ficar em Ferraria de São João
Existem duas excelentes opções onde ficar em Ferraria de São João. Desde logo, os incríveis estúdios Vale do Ninho Nature Houses, construídos com amor pelos dinâmicos Pedro e Sofia, um casal que se instalou em Ferraria de São João há já vários anos. Veja a reportagem sobre o Vale do Ninho na Hotelandia para conhecer melhor o projeto.
Alternativamente, a guesthouse Casa do Zé Sapateiro oferece aposentos regados a simpatia numa casa tradicional localizada a dois passos do Vale do Ninho.
Quantos dias dormir na aldeia
Naturalmente, depende do objetivo da visita. Como turista, dois ou três dias de um fim de semana prolongado dá para ficar com uma excelente ideia da aldeia, conhecer Casal de São Simão e percorrer os Passadiços das Fragas de São Simão, fazer um workshop e mais um ou outro passeio.
Se, ao invés, aceitar o desafio de Pedro Pedrosa para “experimentar tudo o que inclui e implica viver numa aldeia” para comparar com a vida citadina e “perceber a qualidade de vida num sítio destes”, então uma semana é o mínimo indicado.
Seguro de viagem
Mesmo em Portugal, não deixe de viajar com a tranquilidade de ter um seguro que o proteja em situações inesperadas. A esse respeito, a IATI Seguros tem um seguro de viagem barato e desenhado para pequenas viagens – chamado IATI Escapadinhas -, que é, provavelmente, o melhor e mais completo seguro para viajar em Portugal. Faça uma simulação no link abaixo.
Mais sobre Ferraria de São João e suas gentes
Ferraria de São João: “a aldeia está cheia e eu estou feliz!”
Os habitantes de Ferraria de São João, uma pequena povoação do concelho de Penela que integra a rede das Aldeias do Xisto, garantem que não estão longe de nada e que conseguem fazer tudo o que se faz na cidade. Com a vantagem de viverem rodeados de Natureza e ar puro.
Ler artigo Ferraria de São João: “a aldeia está cheia e eu estou feliz!”
Pedro Pedrosa, o empreendedor turístico
Mudou-se para Ferraria de São João por convicção, foi Presidente da Associação de Moradores, criou um Centro de BTT na aldeia e dinamiza uma acolhedora unidade de turismo rural.
Isilda Mendes, a queijeira
Isilda Mendes tem 61 anos e vive desde sempre em Ferraria de São João, no distrito de Coimbra. Faz workshops de queijo com o leite das suas cabras e ensina a fazer pão nas instalações da Associação de Moradores.